Campanha online “Água da Torneira" para promover o consumo da água da torneira. A campanha toma forma através de uma página na internet que incentiva cidadãos e entidades/empresas a aderirem a esta prática.
Através do site https://aguadatorneira.pt, os cidadãos e outras entidades, públicas e privadas, bem como as próprias entidades gestoras, podem aderir a esta campanha, demonstrando responsabilidade nos seus próprios comportamentos e incentivando os seus círculos de familiares, amigos, clientes e fornecedores a adotarem uma prática mais responsável do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade.
Esta campanha surge de uma parceria entre a ZERO e a EPAL, para promoção do consumo de água da torneira no concelho de Lisboa, mas tem âmbito de influência em todo o país.
O site inclui informação sobre a água da torneira, a sua produção e qualidade, desconstruindo mitos que têm colocado em causa a segurança do seu consumo. São também incluídos dados sobre o impacto na utilização de recursos e na poluição causada pelo consumo da água engarrafada.
As áreas específicas para a adesão de cidadãos, empresas/entidades e entidades gestoras, permitem:
- a sensibilização dos cidadãos para que optem pelo consumo de água da torneira em substituição da água engarrafada;
- a adesão de entidades públicas e privadas, de modo a que estas passem a disponibilizar água da torneira aos seus clientes e colaboradores;
- a colaboração com as entidades gestoras na promoção da água da torneira e na divulgação das entidades que optem pelo consumo, em exclusivo, de água da torneira.
A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA) criada no final de 2015, com a ambição de intervir na sociedade portuguesa através de uma participação pró-ativa na defesa dos valores da sustentabilidade, através do equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia, em pleno respeito pelos limites naturais do planeta.
A intervenção da ZERO assenta em ideias sólidas e num diálogo permanente com os diferentes atores-chave para alcançar metas como:
ZERO combustíveis fósseis
ZERO poluição
ZERO desperdício de recursos
ZERO destruição de ecossistemas e da biodiversidade
ZERO desigualdade social e económica
A EPAL é sucessora da centenária CAL – Companhia das Águas de Lisboa. Atualmente a área servida pela EPAL e ADVT abrange 91 municípios que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,5 milhões de habitantes. Esta solução para além da coesão territorial tem em vista gerar as eficiências necessárias à sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas.