“Os Ambientes do Ar”, pólo museológico do museu Terras de Besteiros, espelha uma forte preocupação em introduzir novas dinâmicas pedagógicas, educativas e ambientais, não só junto dos jovens, mas também de todo o visitante em geral, capaz de potenciar uma atitude cívica e responsável.
Tendo como base o núcleo de moinhos de Souto Bom, uma aldeia da antiga freguesia de Caparrosa (atual União de Freguesias de Caparrosa e Silvares), o Município de Tondela promoveu e recuperou um património identificador da região, aproveitando-o como fator de desenvolvimento local.
Estruturado em torno da recuperação de um conjunto de moinhos hidráulicos, representa uma forte aposta de preservação patrimonial, em sintonia com elementos de educação ambiental. Este projeto apetrechou cada moinho com um equipamento pedagógico diferente, de acordo com uma temática específica: moinho da Astronomia, do Homem e da Terra, da Reciclagem, das Energias Renováveis, da energia hídrica, entre outras temáticas.
O Museu Terras de Besteiros é um serviço público para o Público, que desenvolve atividades culturais junto de todas as camadas da população, captando novos e diferentes públicos. O Museu é uma porta aberta para a sensibilização e valorização do património cultural do Território. Os seus Serviços Educativos, com técnicos de reconhecida experiência profissional, científica e pedagógica, proporcionam, de acordo com as especificidades de cada grupo de visitantes, o ambiente propício para o conhecimento deste núcleo interpretativo de uma forma pedagógica, centrada na relação do Homem com o Universo e com a Natureza, a par de outras abordagens temáticas.
Para marcação de visitas guiadas: museu.terras.besteiros@cm-tondela.pt
Saiba tudo em: http://www.cm-tondela.pt/index.php/turismo/ambientes-do-ar
Morada: EM623 3465-101 CAPARROSA
Telefone / Telemóvel: 232 811 110
Horário de funcionamento: Por marcação
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Não
Os serviços do Município de Tondela têm por missão o exercício das atribuições e competências que lhe são cometidas, nos termos da legislação e regulamentos em vigor, no respeito por critérios de eficiência, eficácia, qualidade, transparência e rigor, de forma a garantir, através da execução de políticas que promovam o desenvolvimento económico e sociocultural do Concelho, dotar o território das condições necessárias para que os munícipes tenham melhor qualidade de vida, tornando o oncelho de Tondela numa Região de Bem Estar.