O projeto tem como objetivo estratégico contribuir para uma cidadania ativa e informada no domínio do desenvolvimento sustentável, de modo a fomentar a adoção de comportamentos ambientalmente mais conscientes e responsáveis.
O Ambientolix, enquadra-se na estratégia de mobilização da comunidade escolar para práticas sustentáveis, através de uma metodologia trifásica que começa na introdução de valores ambientais, refletidos e atitudes favoráveis ao tema, concretizadas/materializadas em ações e comportamentos.
As escolas do 1º Ciclo ocupam um lugar de destaque no projeto, que se pretende multidisciplinar, envolvente e abrangente com vista a uma cidadania mais consciente e responsável. Os Professores são convidados a participar num fórum de sensibilização ambiental online, onde serão discutidos vários temas, havendo espaço para a troca e discussão de medidas práticas e tangíveis a desenvolver.
As iniciativas foram desenhadas com foco na comunidade escolar como público-alvo principal, de formar as consciências para uma nova realidade. No entanto, porque as mudanças em matéria de sustentabilidade ambiental não podem esperar, o projeto é dotado de efeito multiplicador e disseminador da mensagem.
A Câmara Municipal de Tomar é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do Câmara Municipal em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.