Aqui pode ficar a conhecer aspetos da história local e algumas espécies da fauna e flora caraterísticas da região que, pela sua riqueza, especificidade e beleza se encontra, desde finais dos anos 70, salvaguardada e constitui uma das maiores áreas naturais protegidas de Portugal – o Parque Natural de Montesinho.
De caráter senhorial e estilo palaciano, este edifício aproveitou a parte sul da muralha do castelo de Vinhais e a torre este da muralha medieval, situada dentro da propriedade, onde hoje existe a capela de N. Sra. da Conceição.
Esta casa pertenceu ao tenente Horácio de Assis Gonçalves, Secretário do Chefe de Estado, muito influente na ditadura de Salazar, que ali edificou o seu próprio "castelo".
As muralhas defendem agora a vida em estado puro, ajudando a compreender os valores naturais que fazem do Parque um lugar onde pode comungar com a natureza e aqui, abre-se uma janela para o Parque Natural de Montesinho (PNM).
No 1º piso está o Centro Interpretação do Parque, com 5 blocos de conteúdos. No piso inferior existe uma pequena biblioteca e uma sala de estudo, com acesso às novas tecnologias de informação, uma cafetaria e um pequeno auditório. Daqui é feito o acesso aos jardins da Casa da Vila e à capela.
Morada: Rua D. Sancho II - Dentro da Vila, 5320-272 Vinhais
Telefone / Telemóvel: 273 771 416, 213 507 900
Horário de funcionamento: 09h00-12h30; 14h00-17h30 (fins de semana e feriados: 10h00-12h30; 14h00-17h00)
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Não
A Câmara Municipal de Vinhais é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do Câmara Municipal em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.