O Centro é dinamizado pelo Núcleo Regional da Quercus, com o desenvolvimento de ações com vista à sensibilização da população escolar para as questões ambientais, nomeadamente através da realização de visitas a áreas naturais da região.
Em junho de 2020, assinalando o Dia Mundial do Ambiente, a Câmara Municipal de Ourém procedeu à reabertura do Centro de Interpretação Ambiental de Ourém, retomando a colaboração entre o Município e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
O Centro de Educação Ambiental, também sede da Quercus do Ribatejo e Alta Extremadura, está situado em plena na Mata Municipal António Pereira Afonso. Considerada o pulmão da cidade e com uma extensão de 3,5 hectares, a Mata assume a valência de Parque Florestal Urbano. As espécies predominantes são o pinheiro-bravo e os carvalhos. Neste local aprazível, os visitantes podem desfrutar de um circuito de manutenção e de um parque de merendas.
Morada: Mata Municipal de Ourém, 2490-533 Ourém
Telefone / Telemóvel: 249 540 900 / 911 750 294
Horário de funcionamento: 09h00 - 17h00
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Ourém é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985. É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado.