Monte do Vento é uma exploração agrosilvopastoril com cerca de 200 ha e classificada como Sítio de Interesse Biológico. Situa-se 22 km a norte de Mértola e 3 km do Pulo do Lobo, numa das áreas com maior interesse para a conservação da natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana.
A localização do Monte do Vento faz com que a propriedade apresente uma enorme diversidade de paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de elevado interesse natural, cultural e paisagístico. O Monte do Vento assume-se como uma área experimental e demonstrativa, onde se desenvolvem estudos e projetos que promovem uma correta gestão dos recursos naturais presentes, e conciliam a conservação da natureza com o desenvolvimento sustentado da região.
A gestão da propriedade é realizada para que se cumpram os seguintes objetivos:
- Diversificar as alternativas de produção de uma exploração agro-silvo-pastoril, tendo em conta os recursos endógenos;
- Investigar modos de produção agrícola ecológicos que promovam a utilização sustentável do meio ambiente;
- Disponibilizar aos agricultores e proprietários florestais um centro demonstrativo e experimental de atividades que conciliam a produção com a sustentabilidade ambiental;
- Sensibilizar a população, nomeadamente o público escolar, para a importância de atividades que visam a proteção e conservação do meio ambiente;
- Criar emprego dirigido essencialmente à população local.
Morada: Amendoeira da Serra 7750-328 Mértola
Telefone / Telemóvel: 286 610 000
Horário de funcionamento: Por marcação
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola foi fundada em 1980, com o objetivo de contribuir de forma ativa para o desenvolvimento harmonioso do concelho de Mértola, sustentado na conservação, dinamização e valorização dos recursos locais, privilegiando o envolvimento da população local no processo de melhoria das condições e da qualidade de vida das comunidades.