A visita ao CICA gm permite descobrir como se forma uma gruta e como esta interage com a biodiversidade local, entender qual a importância do calcário na região e como influencia o modo de vida das pessoas. Pode ainda admirar uma magnífica e única exposição de minerais e fósseis de Portugal e outros países.
O Centro de Interpretação Científico–ambiental das Grutas da Moeda (CICa gm) foi inaugurado em dezembro de 2009, e assume-se como um local de carácter informativo, didático e científico. Consiste num espaço onde alunos, turistas e o público em geral podem encontrar respostas às múltiplas questões relacionadas com as ciências da Terra, com acesso a equipamentos e exposições que facilitam o entendimento dos fenómenos geológicos e ambientais do Maciço Calcário Estremenho.
Com uma dimensão de cerca de 180 m2, o CICa gm tem duas salas distintas vocacionadas para a sensibilização ambiental. Numa primeira sala, os visitantes do CICa têm ao seu dispor informação sobre os derivados do calcário e as diferentes aplicações /utilizações na Indústria do Vidro e da Alimentação, na Cosmética e na Farmácia, na Agricultura e na Construção Civil, entre outras.
No local pode ainda observar a arte de trabalhar o calcário, tanto na sua forma artesanal como industrial. Bem como uma exposição interpretativa através da observação de fósseis de vários locais do mundo, permitindo um maior conhecimento da evolução da Terra até aos nossos dias. Os fósseis têm uma extrema importância na medida em que fornecem informações importantes sobre a vida animal e vegetal de outrora, bem como, as alterações que sofreram as condições ambientais na Terra.
Morada: R. das Grutas da Moeda 2495-028 São Mamede
Telefone / Telemóvel: 244 703 838
Horário de funcionamento: 16 de outubro a 15 de março - 9h00-17h00 | 16 de março a 15 de julho - 9h00-18h00 | 16 de julho a 15 de setembro - 9h00-19h00 | 16 de setembro a 15 outubro - 9h00-18h00
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
Empresa Geo-Turistica, cujas atividades são: Exploração comercial das grutas do lugar da moeda. Organização de eventos, estudos e exposições de índole geológica. Transporte terreste de passageiros diversos. Comércio de artesanato religioso, louças típicas, brindes, brinquedos e bijuteria. Exploração de café. Animação turística. Desenvolvimento e gestão de centro de interpretação científico ambiental, com dedicação à investigação geológica.
Missão de valorização e desenvolvimento das potencialidades turísticas da respetiva área regional de turismo, a promoção interna e no mercado interno alargado dos destinos turísticos regionais, bem como a gestão integrada dos destinos no quadro do desenvolvimento turístico regional, de acordo com as orientações e diretrizes da política de turismo definida pelo Governo e os planos plurianuais da administração central e dos municípios que a integram.