Centro de Interpretação de Monsanto

O Centro de Interpretação de Monsanto é a porta de entrada para quem deseja conhecer de uma forma mais aprofundada o Parque Florestal de Monsanto, seja explorando as suas características naturais ou utilizando os diversos equipamentos desportivos e culturais.

ANO DE PUBLICAÇÃO
1996
ÂMBITO
Local: Lisboa
Áreas
Clima Eficiência Energética Mobilidade sustentável Consumo sustentável Uso eficiente de recursos Valorização de resíduos Ordenamento do território Mar e Litoral Água Valores Naturais Paisagem Ar Ruído
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
6 Água potável e saneamento 7 Energias renováveis e acessíveis 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Produção e consumo sustentáveis 13 Ação climática 14 Proteger a vida marinha 15 Proteger a vida terrestre
DESCRIÇÃO DA INICIATIVA

É um espaço polivalente, com oferta diversificada, no âmbito do património natural e cultural.

Auditório: capacidade para 144 pessoas sentadas.

Espaço Biodiversidade - Fito-ETAR:  Dezasseis hectares de floresta vedados à entrada de trânsito, animais domésticos, afluência massiva de pessoas e outras possíveis agressões a um ecossistema protegido que permite um passeio de descoberta de sons, cheiros e cores únicos.

Para conhecer este espaço inscreva-se numa visita guiada em que um conjunto diversificado de informação sobre a história, a geologia, a fauna e a flora do Parque são tema de conversa. Encontra aqui, por entre os diferentes percursos de interpretação possíveis, uma torre de observação da natureza, um lago artificial que recria uma zona húmida com a sua flora e fauna características, sobreiros que nunca foram descortiçados, uma mina de água antiga e ainda equipamentos como a FitoEtar ou um viveiro pedagógico onde pode aprender os segredos de uma floresta, uma horta pedagógica e ainda um Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS).

A FitoEtar (Estação de Tratamento das Águas Residuais) trata as águas residuais do Centro de Interpretação de Monsanto através de plantas e demonstra a viabilidade dos processos naturais para a depuração das águas sujas, permitindo a sua devolução à natureza ou utilização para rega, limpezas e outras, com parâmetros de acordo com as normas em vigor neste domínio.

O CRAS é outro dos equipamentos inseridos no Espaço Biodiversidade e está vocacionado para a recolha, tratamento e devolução à natureza de animais pertencentes à fauna autóctone portuguesa.

Área: 16 ha

Equipamentos: Lago; Viveiro; Mina de água; FitoEtar

Morada: Estrada do Barcal, Monte das Perdizes, Parque Florestal de Monsanto, 1500-068 Lisboa
Telefone / Telemóvel: 218 170 200 / 218 170 208
Horário de funcionamento: Dias úteis e sábados: 9h30 - 17h00; domingos e feriados: 14h00 - 17h00.
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim 

Entidades
Câmara Municipal de Lisboa [Promotor]

Câmara Municipal de Lisboa é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.

Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.

www.cm-lisboa.pt
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.