Centro de Interpretação do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém / Torres Novas

Venha conhecer um importante registo fóssil do período Jurássico, nomeadamente, as pegadas de alguns dos maiores seres que povoaram a Terra: os dinossáurios saurópodes. Na laje calcária, onde as pegadas de dinossáurios se conservaram ao longo de 175 milhões de anos, podem ser observados cerca de 20 trilhos ou pistas.

ANO DE PUBLICAÇÃO
1996
ÂMBITO
Local: Ourém
Áreas
Valores Naturais
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
15 Proteger a vida terrestre
DESCRIÇÃO DA INICIATIVA

No período Jurássico, durante a separação da grande massa continental – Pangea – que levou à formação dos atuais continentes, numa altura em que o clima da Terra se tornou mais quente, existiam extensos mares pouco profundos e a vida era abundante; era um clima tropical, quente e húmido com densas florestas.

A quantidade de vegetação permitiu a proliferação de dinossáurios herbívoros, como os saurópodes. Nas suas deslocações, estes animais deixaram as suas pegadas nas camadas finas de lama calcária existente nas lagunas marinhas de baixa profundidade. Depois a lama secou e foi soterrada por sedimentos calcários que acabaram por se transformar em rocha. Passados cerca de 175 milhões de anos os trabalhos de exploração da pedra permitiram pôr a descoberto os vários trilhos visíveis na laje.

As impressões que podemos observar neste Monumento Natural, produzidas por saurópodes, datam do período Jurássico Médio, Bajociano-Batoniano; os saurópodes eram animais possantes, herbívoros, quadrúpedes, de cabeça pequena, e cauda e pescoço compridos. A cauda serviria possivelmente para se defender dos predadores; o pescoço, tal como a cauda, ajudariam estes animais a manter o equilíbrio, permitindo-lhes chegar à vegetação mais alta e torná-los mais competitivos em relação a animais de menor porte.

Morada: Estrada de Fátima, Bairro 2490-216 Ourém
Telefone / Telemóvel: 249 530 160 / 937 064 740
Horário de funcionamento: terça a domingo das 10h00-12h30 / 14h00-18h00. Não encerra às 2º feiras em agosto e Feriados Nacionais. Entre 21 de março e 22 de setembro aberto até às 20h00 aos fins de semana e feriados. ÚLTIMA ENTRADA - 1 hora antes do fecho
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim 

Entidades
ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. [Promotor]

O ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. está integrado na administração indireta do Estado e tem por missão propor e executar políticas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade, das florestas e competitividade das fileiras florestais e assegurar a gestão dos fogos rurais, bem como definir, executar e avaliar políticas de bem-estar, detenção, criação, comércio e controlo de animais de companhia, ouvida a autoridade sanitária veterinária nacional no âmbito das suas competências e salvaguardadas as orientações desta autoridade em matéria de saúde animal.

www.icnf.pt
MNHNC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência [Parceiro]

O Museu apoia a investigação e o ensino nas áreas da zoologia e antropologia, da botânica, da mineralogia e geologia, e das demais ciências naturais e estimula o estudo e a divulgação da história das ciências e das técnicas, contribuindo para a formação científica e cultural dos estudantes nestes domínios.

www.museus.ulisboa.pt
União Europeia - FEDER [Financiador]

O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) é um dos principais instrumentos financeiros da política de coesão da UE.

ec.europa.eu/info/index_pt
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.