O CIPT foi criado em 2014 com o objetivo de dar a conhecer os pombais tradicionais existentes na região do Nordeste Transmontano e, ao mesmo tempo, ser um espaço de partilha de conhecimento das técnicas de construção do património rural.
A omnipresença dos pombais tradicionais salta à vista de quem percorre a paisagem transmontana, mas as dúvidas que surgem sobre estas estruturas raramente são esclarecidas: Porque têm diferentes formas? Para que servem? Por que é que, muitos deles, estão longe de tudo? O Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais (CIPT) responde a estas questões e levanta muitas outras que vão despertar ainda mais o interesse por este património rural único.
Visa ainda disseminar o conhecimento sobre este tipo de construção e ser o ponto de partida para a descoberta dos pombais e do seu valor cultural, arquitetónico e ecológico.
Durante a visita, é também possível, na companhia de um mapa, fazer um percurso pela aldeia de Uva, que possui mais de 40 pombais tradicionais, de modo a conhecer de perto estas estruturas arquitetónicas que pontilham a paisagem com a sua alva singeleza, bem como saber mais sobre a sua utilidade. Além dos mais de 40 pombais existentes na aldeia, são muitos os exemplos relevantes de arquitetura tradicional, os elementos naturais dignos de interesse e as histórias a serem partilhadas pelos seus habitantes.
Morada: Antiga Escola Primária de Uva, 5230-232 Uva Vimioso (Bragança - Portugal),
Telefone / Telemóvel: 964 695 511, 926 862 971
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira Das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 Encerra na Páscoa, no Natal e no Ano Novo
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Não
Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural