O principal objetivo do CIMOCB é a valorização e divulgação do Património Geológico, Arqueológico e Cultural de Paredes.
Em Paredes, na região de Castromil e das Banjas encontram-se importantes vestígios das explorações auríferas do tempo dos romanos.
Deste modo, o Município ao reconhecer as potencialidades patrimoniais geomineiras do concelho cria em 2013, o CIMOCB.
Este espaço dinâmico e inovador, com um discurso expositivo claro, simples e apelativo vocacionado para os diferentes públicos, surge como um local de acolhimento e ponto de partida para as visitas às Minas de Ouro de Castromil, desenvolvidas e promovidas há alguns anos pelo Município de Paredes em parceria com o Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP.
Neste centro o visitante é despertado para temas, relacionados com a ocorrência do ouro e sua exploração pelos romanos, que integram as áreas das ciências e da história como a geologia, a arqueologia mineira, a mineração e a ocupação romana do território. Deste modo, e de acordo com os objetivos de quem nos contacta, procuramos o uso de linguagem técnica, mas ao mesmo tempo adequada às diferentes solicitações.
O CIMOCB, tal como as Minas de Ouro de Castromil, integra o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e consta do e-book Minas e Geologia - Norte de Portugal do Turismo Porto e Norte.
Morada: Rua Central de Castromil, 4585-679 Sobreira
Telefone / Telemóvel: 255 788 973, 255 788 974
Horário de funcionamento: Por marcação
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Paredes é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.