O CISS veio dotar a Senhora do Salto de condições de visitação e interpretação de um espaço cuja história remonta às origens da formação dos continentes.
A Senhora do Salto é um local de peregrinação, envolto em lendas e culto religioso. Por aqui também passa o Rio Sousa, que condicionado pela geologia local se vê obrigado a forçar a sua travessia por entre as rochas quartzíticas formando estreitos e profundos vales de paredes verticais que podem atingir os 100m. Este canhão que se formou, de aspeto imponente, espetacular e ao mesmo tempo temível, é também conhecido por “Boca do Inferno”. Aqui, as escarpas servem de habitat a algumas aves de rapina, como o Falcão-peregrino, assim como para a nidificação das andorinhas das rochas. Este local está inserido numa área classificada e incluída na Rede Natura 2000 – Sitio de Valongo, sendo considerada Património Natural – Zona Especial de Conservação.
Através de equipamentos interativos, o CISS permite ao visitante conhecer o passado, interpretando o presente.
A Senhora do Salto e o CISS pelas características naturais, culturais e patrimoniais irão funcionar como “porta de entrada”, no município de Paredes, do recém-criado Parque das Serras do Porto, o qual integra áreas dos concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes.
Morada: Rua Nossa Senhora do Salto, 4585-003 Aguiar de Sousa
Telefone / Telemóvel: 255 788 973, 255 788 794
Horário de funcionamento: Por marcação
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Paredes é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.