As Estações da Biodiversidade são percursos pedestres curtos (máximo de 3 km), sinalizados no terreno através de 9 painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar pelos visitantes.
Cada estação está localizada num local de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área. Os painéis funcionam como uma espécie de guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e comuns. É dado particular destaque aos insetos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres.
Dos estudos de inventariação já realizados foram registadas mais de 5000 observações, que correspondem a cerca de 750 espécies de invertebrados (a maioria são insetos), 100 vertebrados e 750 plantas. Foi igualmente construída uma base de imagem com mais de 20 000 fotografias.
A Ebio da Ribeira da Muxagata encontra-se implantada num vale de enorme riqueza paisagística e importante biodiversidade de espécies, quer em termos de fauna como de flora. É um percurso de sensivelmente 3 kms, que aproveita parte de um trilho sinalizado e homologado – a GR22, da rede Aldeias Históricas, na sua ligação Trancoso-Linhares da Beira – seguindo paralelo à Ribeira até à sua junção com o Mondego.
Morada: Rua da Lage, 77, 6370-361 Muxagata
Telefone / Telemóvel: 271 700 060
Horário de funcionamento: Continuo
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Não
A Câmara Municipal de Fornos de Algodres é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.