Este projeto pretendeu dar visibilidade a iniciativas, práticas e serviços de mobilidade sustentável em Portugal Continental.
O projeto ECOMobilidade de Norte a Sul pretende dar visibilidade aos mais recentes projetos, práticas e serviços de mobilidade sustentável em Portugal Continental, nomeadamente nas áreas dos transportes coletivos, da mobilidade elétrica e/ou partilhada, da mobilidade suave e de outros veículos ou formas de transporte alternativos, de baixo impacte ambiental, que estejam a ser adotados no âmbito da mobilidade urbana.
Para tal, serão utilizados dois formatos audiovisuais:
- “Minuto Verde”: rubrica ambiental apresentada pela Quercus na RTP1 desde 2006 aos dias úteis, de manhã (8h, 9h, 10h no programa “Bom Dia Portugal”) e de tarde (a partir das 17h30 no programa “Portugal em Direto”), consistindo em episódios de 60 segundos; no âmbito desta candidatura, propõe-se a realização de 18 episódios do Minuto Verde, um por cada distrito do território continental, ilustrando um bom exemplo de ECOMobilidade que tenha sido ou esteja em vias de ser implementado.
- “’Bora Ambientar”: pretende ser um novo conteúdo ambiental de curta duração (cerca de 2 minutos/episódio) para as redes sociais e, mais tarde, para a televisão, com o cunho da Quercus. Será apresentado por jovens estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico, selecionados a partir do projeto-piloto 'O Minuto Verde Vai à Escola', apoiado pelo Fundo Ambiental em 2017; no âmbito desta candidatura, propõe-se a realização de 10 episódios do ‘Bora Ambientar, dois por cada região NUT II (excluindo ilhas), ilustrando um bom exemplo ou boa prática de ECOMobilidade que tenha sido ou esteja em vias de ser implementada. Estes 10 episódios constituirão uma série-piloto do "Bora Ambientar" sobre mobilidade sustentável, que permitirá dar o impulso necessário para a transformação deste formato numa rubrica televisiva.
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985. É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.