O programa ECOXXI visa desenvolver o trabalho dos municípios para um futuro mais sustentável de maneira a que cada comunidade se torne um exemplo a seguir.
Objetivos do Programa ECOXXI
- Motivar os municípios para a importância do seu papel como parceiros e como agentes do processo de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável formal e não formal;
- Envolver os municípios no apoio à implementação de programas de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável;
- Sensibilizar os municípios para a importância da parceria com os projetos escolares no âmbito da implementação da Agenda 21 Local;
- Sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas políticas municipais;
- Reconhecer as iniciativas/políticas em desenvolvimento no concelho, em prol do ambiente/desenvolvimento sustentável;
- Contribuir para o aparecimento das Agendas 21 Locais e para o envolvimento de diversas entidades na elaboração e implementação da Agenda 21 e no cumprimento dos seus objetivos;
- Contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local. A promoção de um mundo limpo (gestão de produtos químicos e de resíduos).
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.
A ADENE - Agência para a Energia é a Agência Nacional de Energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade.
A AHP é uma associação centenária que centra a sua ação no negócio e futuro dos seus associados, orientada para a inovação, o conhecimento e o mercado. A hotelaria representa o que de melhor se faz em Portugal, pela sua inovação, pela sua classe, pelo serviço de excelência dos seus profissionais, mas também pela representatividade que tem hoje no contributo para a economia nacional. Nos mais de 100 anos que tem de vida, a AHP tem tido a responsabilidade de ser o reflexo do setor, dignificando a hotelaria e o associativismo em Portugal.
A Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, sob tutela do Ministério do Ambiente, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, e resulta da fusão de nove organismos, conforme estipulado pelo Decreto-Lei n.º 56/2012, de 12 de março.
Tem por missão propor, desenvolver e acompanhar a gestão integrada e participada das políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável, de forma articulada com outras políticas sectoriais e em colaboração com entidades públicas e privadas que concorram para o mesmo fim, tendo em vista um elevado nível de proteção e de valorização do ambiente e a prestação de serviços de elevada qualidade aos cidadãos.
Contribuir para o desenvolvimento sustentável de Portugal, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e de abordagens integradas das políticas públicas é a sua visão.
A RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), criada em 28 de Janeiro de 2010, é uma rede de cooperação constituída por todas as Agências de Energia e Ambiente de âmbito municipal e regional, que voluntariamente decidiram aderir à rede no sentido de partilhar informação e experiências, bem como fomentar as parcerias entre as agências.
A Associação BioDiversity4all é uma associação sem fins lucrativos, com a missão de unir o maior número de pessoas no conhecimento da biodiversidade.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) é um serviço periférico da administração direta do Estado que tem por missão executar as políticas de ambiente, de ordenamento do território e cidades e de desenvolvimento regional, promover a atuação coordenada dos serviços desconcentrados e apoiar tecnicamente as autarquias locais e as suas associações.A CCDR Alentejo é dotada de autonomia administrativa e financeira e dispõe de serviços desconcentrados em Portalegre, Beja e Santo André.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) tem por missão executar as políticas de ambiente, de ordenamento do território e cidades, assim como o planeamento estratégico regional e apoio às autarquias locais e suas associações, procurando antecipar soluções e contribuir para a superação dos constrangimentos ao desenvolvimento económico e social da região, num quadro de sustentabilidade e de otimização dos recursos disponíveis.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) é um serviço da administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira, cuja direção é exercida pela Ministra da Coesão Territorial, em coordenação com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, em matérias de ambiente. Tem por missão executar as políticas de ambiente, de ordenamento do território e cidades e de desenvolvimento regional ao nível da NUTS II Centro, promover a atuação coordenada dos serviços desconcentrados de âmbito regional e apoiar tecnicamente as autarquias locais e as suas associações.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) está sob a direção da Ministra da Coesão Territorial, em coordenação com a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, nas matérias relativas às autarquias locais, e com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, em matérias de ambiente e ordenamento do território.
Tem por missão executar as políticas de ambiente, ordenamento do território e cidades e de desenvolvimento regional ao nível das respetivas áreas geográficas de atuação, promover a atuação coordenada dos serviços desconcentrados de âmbito regional e apoiar tecnicamente as autarquias locais e as suas associações.
Serviço integrado no Ministro do Planeamento e das Infraestruturas e tutelado em conjunto pelo Ministro do Ambiente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) é uma instituição pública cuja atuação visa o desenvolvimento integrado e sustentável do Norte de Portugal, contribuindo para a competitividade e coesão do território nacional.
O CNADS é membro da rede de Conselhos Consultivos Europeus de Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável/EEAC, tendo sido sucessivamente reeleito, desde Setembro de 1999, para integrar o seu Comité Director/Steering Committee, dispondo de representantes nos seus diferentes Grupos de Trabalho, nomeadamente sobre Biodiversidade, Ambiente Marinho, Agricultura, Governação e Desenvolvimento Sustentável.
A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) tem por missão contribuir para a execução das políticas nos domínios da regulação da atividade das explorações agrícolas, dos recursos genéticos agrícolas, da qualificação dos agentes rurais e diversificação económica das zonas rurais, da gestão sustentável do território e do regadio, exercendo funções de autoridade nacional do regadio.
A Direção-Geral de Educação (DGE) é um serviço central da administração direta do Estado dotado de autonomia administrativa.
Tem por missão assegurar a concretização das políticas relativas à componente pedagógica e didática da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e da educação extraescolar, prestando apoio técnico à sua formulação e acompanhando e avaliando a sua concretização. Coordena, igualmente, a planificação das diversas provas e exames e concebe, organiza e executa as medidas de prevenção do risco, segurança e controlo da violência nas escolas.
A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) é o órgão da administração pública portuguesa que tem por missão contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos, numa ótica do desenvolvimento sustentável e de garantia da segurança do abastecimento.
Na missão da DGEG inclui-se, naturalmente, a necessidade de sensibilizar os cidadãos para a importância daquelas políticas, no quadro do desenvolvimento económico e social que se deseja para o país, informando-os sobre os instrumentos disponíveis para a execução das decisões políticas e divulgando os resultados do seu acompanhamento e execução.
Instituição de referência na promoção do desenvolvimento territorial, reconhecida pelos resultados do seu trabalho nos domínios da valorização do território, da valorização da informação geográfica e do cadastro predial e da investigação e experimentação para inovação, bem como pelas suas práticas de transparência e abertura institucional.
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) regula os serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos, em Portugal Continental. Os serviços de águas e resíduos devem pautar-se por princípios de universalidade no acesso, de continuidade e qualidade de serviço, de eficiência e equidade dos preços. O facto de serem prestados em regime de monopólio leva à necessidade da existência de regulação.
A ERSAR defende os direitos dos utilizadores dos serviços e assegura a sustentabilidade económica das entidades gestoras, executando duas missões distintas e complementares:
- Regulador dos setores de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos;
- Autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano.
Cabe à ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores) exercer as funções reguladoras e orientadoras nos sectores de abastecimento público de água para consumo humano, das águas residuais urbanas e dos resíduos e, complementarmente, funções de fiscalização e controlo da qualidade da água para consumo humano.
O ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. está integrado na administração indireta do Estado e tem por missão propor e executar políticas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade, das florestas e competitividade das fileiras florestais e assegurar a gestão dos fogos rurais, bem como definir, executar e avaliar políticas de bem-estar, detenção, criação, comércio e controlo de animais de companhia, ouvida a autoridade sanitária veterinária nacional no âmbito das suas competências e salvaguardadas as orientações desta autoridade em matéria de saúde animal.
O Instituto Português da Qualidade, I.P. (IPQ), é um instituto público que, nos termos da lei orgânica aprovada pelo Decreto-Lei n.º 71/2012, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 80/2014, de 15 de maio, tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e de outros sistemas de qualificação regulamentar que lhe forem conferidos por lei, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades necessárias à sua função de laboratório nacional de metrologia.
O IPQ é o Organismo Nacional de Normalização e a Instituição Nacional de Metrologia.
Oficialmente reconhecido em Agosto de 1991, o ISEC Lisboa define-se como um estabelecimento particular de ensino superior e de investigação, sem fins lucrativos, cuja missão institucional consiste em conferir formação científica, técnica, cultural, pedagógica, profissional e humana. Enquanto instituição de utilidade pública, o ISEC Lisboa pretende apontar para um crescimento orientado pelas necessidades do País bem como pelos objetivos que estatutariamente persegue, contribuindo assim para o desenvolvimento qualificado, integrado e harmónico da educação superior em Portugal.
A Altice, através da marca MEO, atua no mercado das telecomunicações. Trata-se de uma operadora de voz que oferece também serviços de televisão e internet, usando uma infraestrutura tecnológica revolucionária: a Fibra Ótica.
O PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos criado através da Decisão de Execução da Comissão Europeia em 16 de dezembro de 2014, surgiu como um dos 16 programas criados para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020 (um acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento - FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP - no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover em Portugal, entre 2014 e 2020).
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985. É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado.
A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC) é o departamento do Governo Regional da Madeira que tem por missão definir, coordenar e executar a política regional nos diversos sectores ambientais e de gestão do território.
A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) é um serviço executivo central da administração direta da Região Autónoma da Madeira, integrado na Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas. Tem por missão executar a política regional da gestão da qualidade do ambiente e economia circular, dos recursos hídricos, dos resíduos, do saneamento básico, do litoral e das alterações climáticas, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e articulado entre as diversas políticas setoriais, regendo a sua ação pelos valores da Sustentabilidade, Inovação, Integridade e Cooperação.
A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, adiante abreviadamente designada por SRRN, é o departamento do Governo Regional que define e executa a política regional nos domínios da agricultura e pecuária, das pescas e aquicultura, do desenvolvimento rural, da formação agrária e extensão rural, das florestas, da orla costeira e dos assuntos relacionados com o mar, do ambiente, do ordenamento do território e dos recursos hídricos, promovendo o reforço da importância das atividades produtivas tradicionais e o pleno aproveitamento das potencialidades naturais da Região, sob uma perspetiva global e integrada e de desenvolvimento sustentável.
A TRANSITEC é uma empresa especializada nas problemáticas da mobilidade, desde 1954. Abrange todas as temáticas e todas as etapas de reflexão.
Integrado no Ministério da Economia e do Mar, o Turismo de Portugal, I.P. é a Autoridade Turística Nacional.
Responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura.
O Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) tem como missão o desenvolvimento do ensino, da investigação e da cooperação com a sociedade em torno do domínio das Políticas Públicas, na interseção das ciências sociais, ciências políticas e ciências do território, com o propósito de se tornar uma referência académica e científica neste domínio.
A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) é uma das oito faculdades em que se divide a Universidade de Coimbra.
O ICS-ULisboa (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) é uma instituição universitária consagrada à investigação e à formação avançada em ciências sociais. A missão do ICS-ULisboa é estudar as sociedades contemporâneas, com especial ênfase na realidade portuguesa e nas sociedades e culturas com as quais Portugal tem relações históricas, quer no espaço europeu, quer noutros espaços geográficos. Essas atividades são realizadas num contexto interdisciplinar e a partir de sete Grupos de Investigação.
O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1980 e desde então não parou de se afirmar como uma das subunidades orgânicas mais importantes e ativas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Hoje é uma referência a nível nacional e internacional em várias áreas em que os seus docentes se têm destacado no ensino e na investigação de excelência.
É uma das unidades orgânicas da U.Porto mais antigas e de maior dimensão, com uma oferta formativa altamente diversificada em Ciências Exatas, Naturais e de Computadores, em todos os ciclos de estudo (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento), com sinergias entre as diferentes áreas científicas existentes, que detém uma cultura de Escola de Excelência em Ciência, Investigação, Tecnologia e Inovação, e com ações nas áreas da Cultura e da Responsabilidade Social, num ambiente aberto e inclusivo. e que pretende promover impacto societal inovador e sustentável a nível regional, nacional e internacional.
A Faculdade de Engenharia (FEUP) é a maior das 15 escolas que constituem a Universidade do Porto. No âmbito do Portugal2020, a FEUP tem em curso cerca de 100 projetos de I&D em parceria com empresas. Como membro da rede BIN@ – Business and Innovation Network – promove a cooperação na investigação aplicada, a inovação aberta e a organização de missões científicas e tecnológicas.
A Urbactiv é o seu especialista em Mobilidade Urbana Ativa, a sua equipa para transformar cidades, vilas e empresas mais sustentáveis, e mais humanas para todos, integrando soluções de desenho universal e inclusivo, orientada para os modos ativos: bicicleta e pedonalidade.
A EcoMood Portugal é uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de promover a mobilidade sustentável e a sustentabilidade em geral, providenciar soluções práticas de mobilidade e lazer sustentáveis e apoiar instituições de missão social, pautando toda a atividade por uma ótica de solidariedade social.
A E.Rio é uma empresa especializada em intervenções em rios e ribeiras constituída por uma equipa multidisciplinar com âmbito de atuação na consultoria, formação, monitorização, desenvolvimento de projeto e implementação de projetos de reabilitação em linhas de água com destaque na aplicação de técnicas de Engenharia Natural, com envolvimento de proprietários e da população em geral.
A UpNorth oferece as soluções tecnológicas mais fiáveis para que gestores e entidades públicas possam gerir e comunicar de forma mais simples, eficiente e inclusiva. É uma empresa especializada em projetos de monitorização de pedestres e ciclistas, tanto em espaços urbanos como em áreas naturais. Com recurso a contadores automáticos Eco-Counter, aplicações mobile ou soluções de comunicação imersiva, trabalha diferentes camadas de dados para garantir os melhores resultados.
A Betweien – Challenge and Success, Lda é uma empresa Spinoff da Universidade do Minho, especializada no desenvolvimento de ferramentas pedagógicas, conteúdos educativos e implementação de projetos junto dos mais diversos públicos, no âmbito da Educação para o Empreendedorismo, Educação Ambiental e Igualdade de Género e Cidadania. É ainda detentora da Academia de Empreendedorismo®, um projeto conjunto da Universidade Autónoma de Lisboa.
A Biciway é uma empresa especializada em produzir equipamentos e desenvolver infraestruturas inovadoras que promovam o uso da bicicleta
A Floema é uma empresa especializada na produção de sinalética e equipamentos sustentáveis, oferecendo soluções duráveis, de baixa manutenção, que se integram perfeitamente na paisagem, com base em matérias-primas ecológicas e, sempre que possível, de origem nacional.
A Rede Biatakí tem como missão, entre outras, educar os cidadãos em relação ao descarte de beatas de cigarro, criando novos hábitos e soluções dedicadas ao correto descarte e respetiva recolha de beatas de cigarro.
Os produtos da Rede Biatakí são personalizáveis, e produzidos com recurso a materiais biodegradáveis e a rolhas de cortiça (cinzeiros de bolso) ou reaproveitamento de outros materiais tais como barris de cerveja descartáveis e cordas de pesca de nylon.
Especialistas em soluções ecológicas de impressão a cores. As nossas fotocopiadoras e impressoras não utilizam “toner”, e graças a nossa tecnologia exclusiva maximizam a produtividade, o rendimento e a versatilidade com o menor custo de impressão do mercado. Copiar, digitalizar e imprimir a cores nunca foi tão acessível, económico, e respeitador do ambiente.
A edding AG é uma empresa alemã que fabrica ferramentas de escrita e marcação, como canetas de feltro e marcadores permanentes.
Faber-Castell é uma empresa de referência em material de escritório.
“Plantar por um futuro melhor, não só árvores, mas também a consciencialização de preservar, é a filosofia da Faber-Castell. Afinal, uma Empresa que atua fortemente na esfera educacional, tem que dar o exemplo a ser seguido.”
Com uma equipa multidisciplinar, o Laboratório da Paisagem procura cimentar o seu espaço enquanto instituição de Educação Ambiental e Investigação & Desenvolvimento. Conta, para isso, com um conjunto de investigadores nas suas três áreas de intervenção e uma equipa que engloba profissionais nas áreas da gestão de eventos e comunicação.
A BiciCultura CRL é uma cooperativa com fins não-lucrativos dedicada à e educação, promoção e inovação para a mobilidade ativa, levando a cabo projetos e iniciativas inovadoras pela mobilidade ativa que contribuem para a vitalidade do espaço público, a coesão social, a saúde e a economia.
A Quizcamp é uma empresa fabricante e detentora da marca Minigarden que visa preservar e difundir o consumo de produtos e refeições de dieta mediterrânica. A Liscampo é uma empresa que representa e distribui em Portugal várias gamas de produtos e equipamentos para a agricultura e jardim, produtos Minigarden®.