O projeto teve como objetivo central reforçar a ligação entre a alimentação e a gestão da paisagem.
O projeto testou ferramentas assentes na relação entre consumos alimentares e conservação da biodiversidade através da capacitação de pessoas comuns para a exploração dessa relação, quer do lado dos consumidores, quer do lado dos profissionais de restauração tendo em vista um “efeito multiplicador” das atividades do projeto.
Realizaram-se seis oficinas de cozinha e paisagem e contrataram-se serviços de produção de conteúdos de biodiversidade. Realizou-se ainda um colóquio e um campo de trabalho internacional com um workshop de engenharia natural, e produziram-se 5 vídeos e uma brochura.
Tal permitiu produzir e divulgar informação sobre o tema, assim como preparar futuras ações sobre o tema da ligação entre consumo de alimentos e gestão do território.
A MONTIS - Associação de Conservação da Natureza é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Está sedeada em Vouzela, Viseu, foi criada no dia 23 de Março de 2014 e tem como objectivo central gerir territórios, com relevância para a conservação dos valores naturais.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.