O Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, na Lagoa de Albufeira, é composto por vários percursos e observatórios, que permitem apreciar uma grande variedade de aves que vivem e nidificam neste local.
A Lagoa Pequena é a maior zona húmida da Península de Setúbal e tem um papel importante na circulação de várias aves. O Centro Interpretativo da Lagoa Pequena fica junto à Lagoa Pequena. Uma parceria entre o ICNF, I.P., o município de Sesimbra e a SPEA.
Está classificada como Zona de Proteção Especial (ZPE), ao abrigo da Diretiva Aves 79/409/CEE, o que lhe confere um papel determinante no assegurar de uma rede de zonas húmidas que permita a circulação de indivíduos entre áreas de nidificação, designadamente para a Garça-vermelha Ardea purpúrea, Garçote Ixobrychus minuts, Garça branca Egreta garzetta e Camão Porphyrio porphyrio.
Encontra-se ainda incluída no Sítio Fernão Ferro/Lagoa de Albufeira, que integra a lista nacional de Sítios, estabelecida ao abrigo da Diretiva Habitats (92/43/CEE).
A Lagoa Pequena foi também incluída na lista de zonas húmidas de importância internacional em 1996 no âmbito dos compromissos assumidos pelo Estado Português perante a Convenção de Ramsar (Decreto-Lei nº 101/80, de 9 de outubro).
A diversidade de espécies de aves, a beleza da paisagem e as condições de acolhimento criadas oferecem as condições ideais para os amantes da observação de aves e da fotografia de natureza. O Centro possui uma zona vedada com observatórios e percursos para observação de aves.
Morada: EN 377, Km 29, Lagoa de Albufeira 2970-434 Sesimbra
Telefone / Telemóvel: 212 288 569 / 939 982 292
Horário de funcionamento: Aberto Quartas, sextas, sábados e domingos, das 9 às 13 e das 14 às 17h (de 15 de junho a 15 de setembro, das 10 às 12.30 e das 14 às 18.30h) Última entrada - 1 hora antes do encerramento Quintas - Exclusivo para atividades do Projeto Pedagógico (escolas e ATL). Mediante inscrição prévia. Encerrado Segundas, terças e feriados
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Sesimbra é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
O ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. está integrado na administração indireta do Estado e tem por missão propor e executar políticas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade, das florestas e competitividade das fileiras florestais e assegurar a gestão dos fogos rurais, bem como definir, executar e avaliar políticas de bem-estar, detenção, criação, comércio e controlo de animais de companhia, ouvida a autoridade sanitária veterinária nacional no âmbito das suas competências e salvaguardadas as orientações desta autoridade em matéria de saúde animal.