Carreira itinerante de economia circular de Loures
O projeto LRS 360° contempla a realização de ações de sensibilização e educação ambiental, para a Comunidade Escolar, dentro do eixo "Tornar a Economia Circular".
A LRS 360° é uma carreira elétrica itinerante de economia circular de Loures, através da qual são realizadas ações de sensibilização nas escolas, com vista ao reforço da consciência ambiental de todos e à interiorização da importância do contributo individual de cada um para a necessária mudança de paradigma, no sentido da consolidação de hábitos de consumo responsável e de reutilização e reciclagem de materiais. Cada ação contempla três momentos de sensibilização, que se designam por paragens.
Existem três paragens: a primeira corresponde à visualização de uma curta metragem, em realidade virtual, com óculos 3D, sobre o ciclo de vida das embalagens, desde a fase do seu consumo até à respetiva transformação num novo produto; a segunda paragem tem uma máquina de deposição/valorização de embalagens de resíduos, o EcoPortal, que recebe embalagens depositadas pelos alunos, que imediatamente são recompensados com um vale que lhes irá permitir aceder a atividades ambientais; e a última, contempla a decoração do mupi do abrigo da LRS 360°.
As telas do avançado do veículo elétrico, servem de suporte para que os alunos possam recriar o seu mupi LRS 360°, que fica na instituição escolar e serve a campanha de sensibilização, na instituição, bem como na criação de vídeos, stories e anúncios para divulgação da atividade, nas redes sociais dos próprios alunos.
A Câmara Municipal de Loures é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do Câmara Municipal em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.