Moinho de maré tradicional na Reserva Natural do Estuário do Sado, com loja. Na envolvente tem observatório de aves e 2 percursos pedestres.
Na herdade da Mourisca, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, o moinho de maré da Mourisca, é um exemplo de arquitetura tradicional, possivelmente do século XVII. Localiza-se numa zona de sapal, salinas e montado, rodeado de terrenos antigamente usados para o cultivo de arroz.
Este era um dos 4 moinhos de maré conhecidos no estuário do Sado e esteve em funcionamento até à década de 50 do século XX, completando cerca de 250 anos de laboração. Após a sua aquisição pelo Estado, sofreu obras de recuperação e, em 2012, foi assinado um protocolo de cogestão entre o ICNF, I.P. e a C. M. de Setúbal.
Atualmente, além de centro de informação e lazer, permite a realização de dois percursos pedestres: um na área estuarina, zona de sapal e de antigas salinas; e outro numa área mais interior de montado. Aqui, se realizam atividades várias. É um bom local para observar aves limícolas, principalmente com telescópio, pois nas imediações existe um observatório, e para conhecer as plantas de sapal. Aproveite e tome uma bebida na agradável esplanada.
Parque de merendas na envolvente.
O ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. está integrado na administração indireta do Estado e tem por missão propor e executar políticas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade, das florestas e competitividade das fileiras florestais e assegurar a gestão dos fogos rurais, bem como definir, executar e avaliar políticas de bem-estar, detenção, criação, comércio e controlo de animais de companhia, ouvida a autoridade sanitária veterinária nacional no âmbito das suas competências e salvaguardadas as orientações desta autoridade em matéria de saúde animal.