Espaço ligado à aprendizagem de artes e ofícios tradicionais relacionados com o papel e o cereal. Resulta de um projeto de recuperação e reabilitação levado a cabo por uma equipa multidisciplinar, com o objetivo de preservar a memória de artes e ofícios tradicionais inerentes a este património sociocultural.
É um espaço museológico que resultou de um projeto de recuperação e reabilitação levado a cabo por uma equipa multidisciplinar (desde o reconhecido arquiteto Álvaro Siza Vieira aos técnicos do Município), com o objetivo de preservar a memória de artes e ofícios tradicionais inerentes à moagem do cereal (milho, trigo e centeio), ao fabrico do azeite e à produção do papel.
O Moinho do Papel situa-se na antiga Rua da Fábrica, atual Rua Roberto Ivens, na margem esquerda do Rio Lis, próximo do núcleo urbano da cidade, que data do séc. XIII.
Missão e objetivos:
a) Desenvolver o interesse pelo património arqueológico industrial com carácter lúdico e interdisciplinar;
b) Desenvolver atividades no âmbito pedagógico com crianças dos vários estabelecimentos de ensino;
c) Construção do conhecimento histórico;
d) Desenvolver atividades práticas atendendo ao desenvolvimento das atividades cognitivas;
e) Desenvolver e exercitar competências e aptidões específicas;
f) Acolher os visitantes para divulgar a história do local e dar a conhecer as tecnologias industriais do fabrico do papel e do cereal;
g) Desenvolver o sentido de preservação do passado histórico;
h) Tornar o local numa das salas de visitas da cidade do Lis;
i) Venda ao público dos produtos artesanais produzidos no antigo Moinho do Papel.
Morada: Rua da Fábrica de Pape, N.º 13 2410-103, Leiria
Telefone / Telemóvel: 244 839 672
Horário de funcionamento:
[outubro a março] 2ª a 6ª feira: 9h30 às 12h00 | 14h30 às 17h00; sábado: 14h00 às 17h30
[abril a setembro] 2ª a 6ª feira: 9h30 às 12h00 | 14h30 às 17h00; sábados, domingos e feriados: 9h00 às 18h00
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Leiria é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.