O Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida está instalado no forte de Santa Maria, em pleno Parque Natural da Arrábida, numa zona de invulgar beleza, sobre a costa da Arrábida, entre Setúbal e Sesimbra, permitindo estabelecer um contacto muito próximo entre quem o visita e o ambiente de serra e de mar.
Situado no sopé da serra, o forte de Santa Maria da Arrábida sustenta uma história centenária, rica em lendas e saberes das gentes, que favorece o interesse e o envolvimento do(a) visitante com o lugar. Sobranceiro ao mar, o Museu Oceanográfico possibilita a descoberta da vida subaquática da região envolvente. Oferece, ainda, todas as condições para um conhecimento mais aprofundado sobre a vida oceânica do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha. Nesta área marinha protegida, com cerca de 53 km2, foram já identificadas mais de 2.000 espécies, refletindo a riqueza de biodiversidade desta zona.
Visite a exposição “Arrábida: um laboratório natural para o estudo do oceano”, que propõe uma viagem pela história da oceanografia em Portugal. Nela destacam-se feitos e personalidades, que, combinados com uma seleção de 121 objetos e espécies com história, memória e identidade, marcam épocas e testemunham a evolução das ciências do mar.
Morada: Forte de Santa Maria - Portinho da Arrábida 2925-378 AZEITÃO
Telefone / Telemóvel: 265 009 982
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira: 10 h - 16 h; Sábado: 15 h -18 h | Encerra à segunda-feira, domingo e feriados.
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
O ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. está integrado na administração indireta do Estado e tem por missão propor e executar políticas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade, das florestas e competitividade das fileiras florestais e assegurar a gestão dos fogos rurais, bem como definir, executar e avaliar políticas de bem-estar, detenção, criação, comércio e controlo de animais de companhia, ouvida a autoridade sanitária veterinária nacional no âmbito das suas competências e salvaguardadas as orientações desta autoridade em matéria de saúde animal.