A mesma equipa da Quercus que produz o “Minuto Verde” para a RTP deslocou-se às escolas para gravar os conteúdos em suporte audiovisual digital.
“O Minuto Verde Vai à Escola – Projeto Piloto” pretendeu envolver ativamente a comunidade escolar dos alunos do 8º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico de 6 escolas dos distritos de Lisboa (4) e Portalegre (2), na elaboração de conteúdos audiovisuais sobre as mais diversas temáticas ambientais, inspirados no formato da rubrica “Minuto Verde”, que a Quercus produz e apresenta há mais de 10 anos na RTP1.
Os alunos foram convidados a elaborar um guião, tendo como base um kit pedagógico fornecido pelo projeto, sobre um tema ambiental da atualidade, dando um conselho prático para reduzir a pegada ecológica no quotidiano. Os melhores guiões, elaborados no âmbito da disciplina de “Ciências Naturais”, foram selecionados para a posterior gravação dos conteúdos audiovisuais.
Os conteúdos registados foram editados numa estética e formato inspirada no “Minuto Verde” original e foram publicados no site do projeto e divulgados nas redes sociais.
Em 2023, decorre a nova edição “O Minuto Verde Volta à Escola” que pretende dar continuidade ao projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola”, voltando a envolver ativamente a comunidade escolar, nomeadamente os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), a estudar em Portugal continental, na elaboração de conteúdos audiovisuais inspirados no formato da rubrica ambiental “Minuto Verde”, que a Quercus produz e apresenta diariamente desde 2006 na RTP1, e realizados pela mesma equipa profissional.
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985. É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.