O projeto “O Pinto vai à Escola” visa organizar e sistematizar a incubação de ovos de galinhas das 4 raças autóctones, durante o período de desenvolvimento do pinto (21 dias) em diversas escolas básicas/secundárias de Portugal.
A equipa do INIAV deslocar-se-á às escolas para breve formação sobre o projeto, bem como disponibilizará os meios necessários para a referida incubação. Será emprestada à escola uma incubadora para 20 ovos de galinha, criadeira, lâmpada de luz ou placa de aquecimento, cama e comida para os primeiros dias de vida dos pintos. O INIAV fornecerá também os ovos galados das 4 raças autóctones e todo a informação necessária para o decorrer do projeto. No final da incubação o INIAV recolherá os pintos nascidos, bem como a incubadora e todo o material anexo à mesma, emprestado à escola.
A escola terá uma professora responsável pelo desenvolvimento do projeto, que permitirá o envolvimento adequado dos alunos. No final do projeto a escola compromete-se a devolver ao INIAV todo o material emprestado nas devidas condições.
A finalização do Projeto ocorre alguns dias após o nascimento dos pintos.
Finalidade
Construir um Projeto Educativo para a escola com um alvo estratégico, uma visão de futuro, que realce a importância da variabilidade genética dos animais, assente na sustentabilidade social e ambiental, contribuindo para a difusão do conhecimento entre a comunidade científica e escolar, onde os alunos aprenderão interagindo com os animais.
O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) é o Laboratório de Estado, da área de competências da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária.
A AMIBA – Associação [do Minho] dos Criadores de Bovinos de Raça Barrosã é uma associação sem fins lucrativos, tem como objectivos estatutários, a preservação, melhoramento, criação e comercialização de animais desta e de outras raças autóctones.
A Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais (SPREGA) foi fundada em 2002, agrupando pessoas que, de algum modo, se interessam, se ocupam ou se tenham ocupado em quaisquer dos ramos ou sectores de actividade ligados aos recursos genéticos animais.
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A ABAAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem actividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.