O Parque da Lavandeira proporciona a quem ali se desloca várias vertentes de lazer, nomeadamente percursos pedestres, zonas de merendas, aparelhos para exercício físico, parques infantis e jardins temáticos.
Este parque localiza-se muito perto do centro de Gaia e resulta da aquisição, pelo Município, da antiga Quinta da Lavandeira, em Oliveira do Douro.
Na sua instalação, tirou-se partido da vegetação preexistente, plantou-se um labirinto, construiu-se um lago. No parque há uma cafetaria e oportunamente organizam-se feiras de artesanato, venda de legumes, atividades de Yoga e Taichi, entre outras iniciativas.
Em 2021 o Município de Vila Nova de Gaia amplia este parque em mais cerca de 30% da sua área atual. Passa, assim, a englobar uma imponente estufa neogótica do século XIX, que vai ser restaurada. O novo espaço conta, igualmente, com um antigo lago romântico de grande dimensão, onde há dois séculos se passeava de barco. Há árvores de grande porte, nomeadamente tulipeiros enormes, magnólias, canforeiras e camélias muito antigas, ou seja, flora própria dos grandes jardins da época novecentista.
Morada: Rua Almeida Garrett, 4430-300 Vila Nova de Gaia
Telefone / Telemóvel: 227 878 120
Horário de funcionamento: (maio/outubro) 7h00/20h00; (novembro/abril): 7h00/18h00.
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a acção social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a protecção civil.