O Parque assume um papel importante na estrutura verde e de recreio do concelho do Seixal, com uma área multiusos - a Casa - onde há um pequeno charco que permite observar anfíbios em ações de educação ambiental.
Pela sua dimensão e localização, o Parque Metropolitano da Biodiversidade assume um papel importante na estrutura verde e de recreio do concelho do Seixal, estendendo-se, numa 1.ª fase, por cerca de 7 hectares. No futuro, com uma área total de 400 hectares, será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa, depois de Monsanto.
O principal objetivo da criação deste parque é valorizar e proteger os habitats classificados, através da requalificação e recuperação da vegetação existente, potenciando a regeneração natural e procedendo à eliminação de infestantes; da recuperação da impermeabilização de um charco mediterrânico temporário, que já se encontrava seco; da criação e aproveitamento da rede de percursos pedonais e cicláveis existentes e ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal.
O parque insere-se no Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 Fernão Ferro/Lagoa de Albufeira, onde existem habitats naturais ameaçados de extinção e designados de habitats prioritários, de entre os quais dois situam-se no terreno e nas imediações do parque:
- 3 170 Charcos temporários mediterrânicos
- 4 020 Charnecas húmidas atlânticas temperadas de Erica ciliaris e Erica tetralix
Estas zonas estão identificadas no parque, sendo possível percorrer os seus caminhos e descobri-las (pequeno percurso temático).
É também possível usufruir do Parque das Merendas, localizado na zona mais elevada do Parque da Biodiversidade.
A Casa da Biodiversidade é um pequeno espaço de interpretação e educação ambiental inserido no Parque, com uma área multiusos, onde existe um pequeno charco que permite a visualização de anfíbios em ações de educação ambiental, sem proceder à sua captura e manuseamento. Pretende-se, assim, diminuir a carga de visitação nas lagoas naturais existentes, preservando-as, nomeadamente a nível da perturbação da vida selvagem local.
Morada: Travessa do Moinho do Zé-Zé 2855-674 Corroios
Telefone / Telemóvel: 212 276 700
Horário de funcionamento: A Casa da Biodiversidade funciona de 4ª a domingo, das 9h às 17h; o Parque Metropolitano da Biodiversidade está sempre aberto
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim, todo o parque é acessível a pessoas com mobilidade reduzida
A Câmara Municipal do Seixal é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.