O Parque Municipal do Sítio das Fontes fica localizado nas margens de um esteiro do Rio Arade. O percurso percorre uma pequena área com elevada diversidade de ambientes como zonas de sapal, paul, matagal mediterrâneo, vegetação ripícola e planos de água doce, salobra e salgada.
O Parque Municipal do Sítio das Fontes ocupa uma área de 18 ha (180 000 m2), numa área pertencente ao Município de Lagoa.
É um sítio bastante especial porque, apesar da sua pequena área, podemos aqui encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica - o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa temporária, áreas agrícolas abandonadas e os planos e linhas de água.
A estrutura geológica do Sítio das Fontes é também bastante interessante e importante, pela presença das nascentes e proximidade do rio Arade.
Destaca-se do ponto de vista histórico-cultural porque ali se encontram vestígios de atividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa atividade humana. A antiguidade de pelo menos um deles está documentada no “Livro do Almoxarifado de Silves”, do Séc. XV, que se refere a uma “(...) açenha das fontes em que fez Vicente Pirez huu moynho (...)”.
Existem ainda cerca de uma vintena de moinhos ao longo do rio Arade entre Portimão e Silves, quase todos em mau estado ou reduzidos a ruínas, mas que atestam bem a importância que outrora tinham para a economia local.
É assim que, dada a sua beleza natural e importância ecológica, a existência de várias nascentes de grande caudal e o património histórico-cultural, tem sido tradicionalmente utilizado pelas populações locais para atividades de lazer, comemoração de datas festivas, contacto com a natureza, etc.
Morada: Parque Municipal do Sítio das Fontes, Rua Dr. Ernesto Cabrita, 8400-387 Lagoa
Telefone / Telemóvel: 282 380 456
Horário de funcionamento: 08:30–20:00
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Lagoa é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.