O Projeto visa promover a eficiência hídrica no meio agrícola e doméstico da região do Nordeste Transmontano.
O projeto consiste no desenvolvimento de um programa de educação ambiental que promova o uso eficiente da água no Nordeste Transmontano, mudar comportamentos face a este elemento e capacitar 3 tipos de público-alvo.
As ações previstas são:
- Sensibilizar os estudantes Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela (EPADR), através de um concurso de ideias para que desenvolvam um plano de eficiência hídrica na exploração agrícola da sua escola;
- Capacitar os agricultores locais através de sessões orientadas por especialistas da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança;
- Sensibilizar alunos dos agrupamentos escolares de Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro e Mirandela para o uso responsável da água e informá-los acerca das atuais políticas públicas relacionadas com o uso da água.
A AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino é uma associação sem fins lucrativos que foi fundada a 9 de Maio de 2001 e tem por objecto social a protecção e promoção do Gado Asinino, em particular a raça autóctone de asininos das Terras de Miranda – Burro de Miranda. Esta associação reúne criadores e admiradores da raça e contribui para o melhoramento genético e criação de um conjunto de animais de características semelhantes, que actualmente sobrevive no Planalto Mirandês, representando a primeira raça autóctone de asininos de Portugal.
Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.
O Instituto Politécnico de Bragança é uma instituição pública de ensino superior, empenhada na oferta de formação de qualidade e na promoção de atividades de investigação e extensão com impacto no meio económico, social e cultural.
CIMO - Centro de Investigação de Montanha (Mountain Research Center) é uma unidade de investigação multidisciplinar centrada nas questões mediterrânicas montanhosas sediada no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, e com pólo no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal. O CIMO faz parte da rede nacional de investigação coordenada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
A Câmara Municipal de Miranda do Douro é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
A Câmara Municipal de Mirandela é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do Câmara Municipal em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
A Câmara Municipal de Mogadouro é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
A Câmara Municipal de Vimioso é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural assume-se como polo aglutinador e dinamizador de desenvolvimento regional, repensando a agricultura e restantes atividades numa perspectiva de pluriatividade e de complementaridade, ao nível do mundo rural, criando as sinergias onde a aquisição de saberes se processa em simultâneo com o desenvolvimento de capacidades e atitudes adequadas ao perfil de um técnico atualizado de cada curso profissional ministrado.
Procura-se proporcionar aos alunos uma sólida formação geral, científica e técnica, facultando-lhe contactos com o mundo do trabalho, no país e no estrangeiro preparando-os para uma melhor sucedida inserção socioprofissional na vida ativa assumindo riscos empreendendo e para o prosseguimento de estudos, se o desejarem.