Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável para uma cultura cívica territorial na ótica do ordenamento do território e da conservação e valorização do património - natural, paisagístico e cultural.
O Programa decorreu em 2017, Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, com o objetivo de contribuir para formar cidadãos proativos que respeitem a resiliência do Planeta.
Composto por cinco ações, desenhadas para públicos-alvo específicos e diversificados, em diferentes zonas do território nacional continental, insular e marinho e a diferentes escalas. Pretende-se educar e informar para conhecer e agir e experienciar para proteger.
- Ação 1 – Coastwatch 2017 (CW) - Turismo sustentável no litoral e cidadania;
- Ação 2 – Biodiversidade e Cidadania no Centro;
- Ação 3 – SUSTENTURIS - Disseminar Práticas de Sustentabilidade Corporativa no Turismo do Litoral;
- Ação 4 – TerraSeixe – Gestão Ambiental Partilhada no Sudoeste de Portugal;
- Ação 5 – UnderWater Watch (UWW) – Há mais território a conhecer.
O GEOTA é uma Organização Não Governamental de Ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em atividade desde 1981.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.