A Quinta é um parque de natureza que oferece aos visitantes múltiplas experiências com a natureza e com hábitos ancestrais ligados à terra. O Centro conta com exposições temporárias e atividades diversas, dispondo de instalação para a dinamização de oficinas, palestras e receber grupos escolares.
Situada no extremo ocidental do concelho de Cascais no Parque Natural de Sintra-Cascais, a Quinta do Pisão representa um legado histórico-cultural que se tem revelado estruturante para o território, quer pela sua escala e valores naturais que comporta, quer pelo seu património edificado e organização da paisagem. Caracteriza-se pelo seu mosaico de vegetação extremamente rico, correspondente a uma significativa diversidade de habitats representativos da ecologia desta zona.
A Quinta do Pisão – Parque de Natureza é um parque de natureza com 380 ha que foi requalificado pela Câmara Municipal de Cascais, considerada internacionalmente um estudo de caso em matéria de conservação da natureza e biodiversidade e desenvolvimento de turismo responsável como contributo para a saúde e bem-estar das populações, tendo integrado um relatório da Comissão Europeia sobre esta temática. A quinta tem atualmente uma média de 3 500 visitantes/mês que recorrem a este espaço para o passeio e observação da natureza, a prática de desporto e o recreio ativo.
O edifício principal da quinta, designado Casa da Cal – Centro de Interpretação, representa o culminar da intervenção neste espaço natural e disponibiliza um posto de informação sobre as atividades que podem ser praticadas no parque, instalações sanitárias, loja de produtos da quinta e um espaço expositivo com uma exposição permanente alusiva aos valores naturais e histórico-culturais. Até ao final do ano pode ainda aproveitar uma exposição sobre as Ribeiras de Cascais.
A Casa da Cal – Centro de Interpretação da Natureza na Quinta do Pisão, infraestrutura que completa o processo de recuperação naquele espaço, iniciado em 2008. Representa o culminar da intervenção neste espaço e o início de uma nova fase, contém uma exposição permanente alusiva aos valores naturais e histórico-culturais e está dotada de uma cafetaria de apoio e um posto de informação sobre as atividades que podem ser praticadas neste parque de natureza como por exemplo o passeio de burro, a cavalo, passeio interpretativo de BTT ou seg-way, bem como adquirir produtos na horta da quinta.
Outra exposição disponível no parque, desta feita ao ar livre, tem a designação de Land Art Cascais. Esta mostra bienal de arte na paisagem vai já na 9ª edição. Saiba mais sobre a LandArt Cascais 2020 aqui.
Morada: Estrada EN9-1 2645-000
Telefone / Telemóvel: 215 811 750
Horário de funcionamento: QUINTA DO PISÃO - 9h às 18h (21h) | CASA DA CAL - 10h às 17h (18h)
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A Câmara Municipal de Cascais é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.
Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.