Um radar com vista para uma das mais belas paisagens do mundo.


Ainda não subimos à torre, e já estamos a mais de 1 000 metros de altitude, com os pés assentes no Pico do Gralheiro. A vista sobre o planalto da Freita é soberba. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não poderia ter escolhido melhor local para instalar o terceiro radar da sua rede. O edifício, de forma curiosa, apresenta-nos um piso panorâmico (o 10.º), onde a paisagem que se avista deixa de ser soberba e passa a ser verdadeiramente avassaladora.
Circulando pelo espaço arredondado, em dias límpidos, é possível observar desde a Figueira da Foz até ao Grande Porto. A nossos pés é paisagem rochosa que predomina, com o planalto da Freita logo ali, perdendo-se de vista até à imponência das montanhas do Montemuro, Estrela ou Caramulo.
Aqui, é possível não só acolher a visita de todos quantos queiram deslumbrar-se, como também, no âmbito de visitas científicas, conhecer o funcionamento técnico desta infraestrutura dedicada à vigilância e monitorização meteorológica, entre outras áreas de atuação do IPMA. A gestão destas visitas é da responsabilidade da AGA – Associação Geoparque Arouca, com base num protocolo celebrado com o IPMA.
VISITAS GUIADAS: São realizadas visitas guiadas apenas para grupos mínimos de 12 pessoas, apenas por marcação, com 8 dias de antecedência, e em articulação com os trabalhos em curso.
Morada: Pico do Gralheiro; Castanheira 4540-012 Albergaria da Serra
Telefone / Telemóvel: 256 484 093
Horário de funcionamento: 14h00 - 17h00
Acessível a pessoas com necessidades especiais: Sim
A AGA – Associação Geoparque Arouca é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, cuja missão é contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território do Arouca Geopark.