O projeto Water Matters visa sensibilizar e criar condições para colmatar o uso desadequado e excessivo de um dos recursos mais preciosos do nosso planeta, a água, atuando nos setores Vinícola, Olivícola, Pecuário, Agroalimentar e Doméstico, em particular, e na comunidade, em geral.
O projeto Water Matters visa sensibilizar e criar condições para colmatar o uso desadequado e excessivo de um dos recursos mais preciosos do nosso planeta, a água, atuando nos setores Vinícola, Olivícola, Pecuário e Agroalimentar, em particular, e na comunidade, em geral. O projeto está assim dividido em três ações, tendo um componente de Formação do Setor Empresarial, uma de Promoção de campanhas de comunicação dirigidas aos cidadãos e outras de Dinamização de atividades de Educação Ambiental.
Pretende-se com o plano de ação definido:
- Fomentar a oferta formativa do Setor Empresarial nos Setores Vinícola, Olivícola e Agropecuário
- Produzir e difundir conteúdos digitais de consciencialização e divulgação de boas práticas no quotidiano dos cidadãos
- Criar Guias de Boas Práticas para os Setores Vinícola, Olivícola e Agropecuário
A segunda edição do projeto - Water Matters II (2019) pretende dar continuidade às iniciativas desenvolvidas no projeto Water Matters, desta vez com maior ênfase na sensibilização dos cidadãos para um uso consciente e eficiente da água no setor doméstico
O “Water Matters II” procura contribuir para uma cidadania informada e ativa, atuando na alteração de comportamentos, nomeadamente, através de ações de Educação Ambiental, que visam a sensibilização e consciencialização dos cidadãos para a importância de atuar na sustentabilidade e na proteção do ambiente e dos recursos naturais do planeta. É assim objetivo do projeto envolver os cidadãos na construção de uma economia circular, assente na redução e reaproveitamento dos recursos, neste caso em particular de um dos recursos mais preciosos, a água.
Para tal, desenvolveram-se Ações e Campanhas de Educação Ambiental para o uso eficiente da água e produziram-se e difundiram-se conteúdos de consciencialização e divulgação e de boas práticas no quotidiano dos cidadãos.
A INDICE é uma empresa de consultoria que desenvolve soluções com uma forte componente das TIC, estando presente em vários sectores de actividade, nomeadamente, Empresas, Ensino Superior, Administração Pública Local e Economia Social. Iniciou a sua actividade em 1989, desde logo vocacionada para a consultoria. Os serviços de apoio à gestão e ao investimento, através da elaboração de Candidaturas aos Programas Comunitários vigentes em Portugal, representam a génese da actividade económica da empresa.
Tendo por base a garantia de uma maior eficácia da política de ambiente, foi estabelecido que o programa do XXI Governo Constitucional contemplasse a criação de um único Fundo Ambiental, concentrando os recursos dos fundos existentes, de modo à obtenção de um instrumento com maior capacidade financeira e com maior adaptabilidade aos desafios colocados.