O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada - Professor João Evangelista (CEEPT), inaugurado a 20 de maio de 2000, é um equipamento para a Educação Ambiental, que tem como objetivos principais a promoção da educação ambiental e a divulgação dos valores naturais da Reserva Natural Local do Paul de Tornada.
O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada - Professor João Evangelista, é um Equipamento para a Educação Ambiental localizado junto da Reserva Natural Local do Paul de Tornada. O Centro dispõe de um conjunto de valências que permitem a realização de atividades de sensibilização, informação, formação e participação do(a) cidadão(â) em matéria de educação ambiental e funciona como espaço de receção e interpretação da reserva Natural. Este equipamento para a educação ambiental é gerido em parceria entre o GEOTA e a Associação PATO.
A Reserva Natural Local do Paul de Tornada é uma zona húmida com aproximadamente 50 ha. Dotada de uma fauna e flora de considerável importância, o paul de Tornada alberga um lote considerável de espécies, é local de passagem e de nidificação de aves migratórias e local de alimentação ou habitat de permanência de várias espécies de aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios, muitas delas raras ou vulneráveis.
A Reserva integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas e está classificada como Sítio Ramsar. A Reserva é gerida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, em estreita colaboração com as Organizações Não-Governamentais de Ambiente GEOTA e Associação PATO, o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
Morada: Rua do Paul, nº 12 - Tornada - 2500-315 Caldas da Rainha
Telefone / Telemóvel: 262 881 790 / 935 373 571
Horário de funcionamento: 9h30 - 17h30
Acessível a pessoas com necessidades especiais: sim
Fundada legalmente em outubro de 1988, tem ao longo dos anos lutado pela preservação e recuperação ecológica do Paul de Tornada, procurando aliados junto da população local e sensibilizando e alertando as autoridades locais, nacionais e internacionais.
Para além deste objetivo, a PATO tem procurado ser uma voz interveniente e atenta aos problemas ecológicos e ambientais da região, pronunciando-se, tomando posições públicas, denunciando e alertando, e procurando contribuir para uma maior consciencialização da população em geral, tendo como único objectivo o Desenvolvimento Sustentável desta região.
O GEOTA é uma Organização Não Governamental de Ambiente, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, em atividade desde 1981.
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.
O ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. está integrado na administração indireta do Estado e tem por missão propor e executar políticas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade, das florestas e competitividade das fileiras florestais e assegurar a gestão dos fogos rurais, bem como definir, executar e avaliar políticas de bem-estar, detenção, criação, comércio e controlo de animais de companhia, ouvida a autoridade sanitária veterinária nacional no âmbito das suas competências e salvaguardadas as orientações desta autoridade em matéria de saúde animal.
O Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) é o principal instrumento de financiamento destinado aos Estados-Membros, para alcançar objetivos europeus de política de desenvolvimento rural, tais como, melhorar a competitividade das empresas agrícolas, florestais e agroalimentares, ajudar a proteger a natureza e o ambiente, apoiar as economias rurais e ajudar a qualidade de vida nas zonas rurais.